O que muda após a castração?
5 de agosto de 2020
Peixe
28 de agosto de 2020
Exibir Tudo

Saúde Mental

Os donos de pet já sabem que é tudo de bom ter um bichinho de estimação, mas do ponto de vista da saúde mental você sabe quais são os benefícios que eles podem trazer para você?

O pet ajuda a aliviar a solidão, o estresse e até mesmo a depressão, faz o tutor ser uma pessoa mais ativa, responsável e consequentemente mais feliz. Veja a seguir os 5 benefícios:

Diminui os sentimentos de solidão

Um pet é perfeito para pessoas que vivem ou passam muito tempo sozinhas, sua companhia deixa o tutor mais protegido e seguro de si. Apesar de não falar nosso idioma os animais estimulam a comunicação e o contato físico.

Aliviam a depressão

É natural que uma pessoa que está deprimida não queira se relacionar com o seu meio ou outras pessoas. Mas, ao ter um pet de estimação, a responsabilidade sobre o animal acaba por motivar a pessoa a cuidar do bichinho. Além disso, abraçar e brincar com o seu amigo costuma ser um grande remédio para aliviar o estado depressivo.

Diminuem o estresse

Um relaxante passeio ou uma boa sessão de brincadeiras e carinhos são perfeitos para fugir do estresse do dia a dia.

Responsabilidade

Animais de estimação em sua grande maioria são dependentes de seus tutores. Saber que um outro ser é depende de nós “treina” a nossa mente a ser mais responsável.

Vida social com mais qualidade

O momento do passeio é uma grande oportunidade de conhecer outros tutores e pessoas que gostam de animais. 

Saúde mental

Já diz o ditado “Quem tem um amigo tem tudo” e um animal de estimação cumpre muito bem esse papel. Do ponto de vista científico a sua companhia aumenta os nossos níveis de oxitocina e estimulam a produção de serotonina e dopamina. Em contrapartida, isso faz com que diminuam os níveis de cortisol.