Saúde Mental
28 de agosto de 2020
Exibir Tudo

Peixe

A primeira vista pode parecer muito simples a ideia de ter um peixe como bichinho de estimação, afinal ele ocupa menos espaço do que outros animais e não precisam ser levados para “passear”. Ainda sim é preciso respeitar alguns cuidados para manter a saúde e felicidade do peixinho em dia.

A escolha do aquário

Existem aquários de todos os tipos e tamanhos, mas o ponto de partida é definir se ele será a casa de um peixe de água doce ou salgada.

Aquário de água doce

O aquário de água doce é o mais fácil de achar e manter. Existem muitas opções de tamanho e para encher basta usar a água da torneira, a temperatura e a decoração também são fáceis de proporcionar.

Aqui vale dizer que usar filtros de qualidade é essencial para saúde do peixe, eles precisam ser limpos a cada quinze dias e a troca de refil deve ser feita todo o mês.

Aquário de água salgada

O aquário de água salgada precisa de um cuidado muito maior. Seu ecossistema precisa de mais espaço, sendo o tamanho ideal para iniciantes de 60 cm x 35 cm. Atenção, não recomendamos aquários pequenos.

Os filtros são mais complexos e caros porque os peixes de água salgada precisam de um controle de temperatura particular, além de filtragem especial e decoração de corais e rochas marinhas para adaptar os peixes ao ambiente.

Cuidados básicos

Os cuidados básicos para os dois tipos de aquários são muito parecidos:

  • Uma vez por semana remova as partículas de sujeira que acumulam no fundo do aquário;
  • Na maioria dos casos a temperatura da água, doce ou salgada, deve ficar entre 26º e 28ºC. Siga a orientação de temperatura de cada espécie de peixe;
  • Atenção aos parâmetros da água. O ph ideal é de 7,0;
  • A luz do aquário também um fator muito importante, uma iluminação não planejada prejudica as plantas do aquário, desequilibrando o ecossistema necessário para preservar a saúde do peixe;

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos que têm ou estão querendo ter um peixe estimação para eles também ficarem super informados sobre o assunto.