Os cuidados especiais com gatos domésticos durante o inverno

Cuidados específicos com os filhotes para uma infância saudável
3 de julho de 2019
Exercícios para fazer com o pet durante o inverno
30 de agosto de 2019
Exibir Tudo

Os cuidados especiais com gatos domésticos durante o inverno

Os gatos domésticos são bem fáceis de serem compreendidos, bastando observar suas ações. Com as temperaturas baixas da estação e apesar da pelagem, existe a necessidade de se proteger do frio, buscando os cantos mais quentes e aconchegantes da casa, incluindo o colo do tutor.

 

Alguns cuidados especiais devem ser tomados para o conforto dos felinos durante o inverno. Com gatos filhotes ou idosos, a atenção deve ser redobrada.

 

Cuide da alimentação

 

Assim como os humanos, os animais precisam de nutrientes para ficarem fortes e sadios. Mantenha a rotina de ração e observe se o frio não está alterando a necessidade de consumo. No caso, adeque as porções – mas sem exageros – para que ele não passe fome.

 

Outro ponto importante é se atentar a água, mesmo que no inverno a sensação de sede diminua. Disponibilize água incentivando o bichano a se hidratar.

 

Felinos idosos e filhotes

 

Os filhotes ou já idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas pelo estágio de fragilidade. Mais uma semelhança com os humanos, o controle de temperatura é mais deficitário e a camada de gordura é menor. Proporcione abrigos bem protegidos, ventilados e cobertores quentes.

 

Saúde e higiene

 

O inverno requer a adoção de cuidados especiais com a limpeza de tigelas de ração e água, roupinhas, caminhas e as próprias condições do abrigo são essenciais para garantir a preservação do bem-estar do pet independente de ser filhote, adulto ou idoso.

 

Manter a vacinação em dia para proteger a imunidade assim como a rotina de banho e tosa para evitar fungos e bactérias são outros fatores importantes nos cuidados com os felinos em uma estação que requer atenções redobradas.

 

Com as informações e ações certas, os pets ficarão tranquilos longe de doenças características do período. Para mais orientações ou sanar dúvidas, visite a Pet Son e converse com um de nossos profissionais.