O verão está chegando e é hora de redobrar os cuidados com seu pet para evitar o calor excessivo

Os pets também merecem ceias especiais de Natal e Ano Novo
1 de dezembro de 2020
Por que adotar um pet faz tão bem à saúde?
4 de janeiro de 2021
Exibir Tudo

O verão está chegando e é hora de redobrar os cuidados com seu pet para evitar o calor excessivo

Temperaturas mais altas. Esta é a principal característica do verão, estação que tem início no dia 21 de dezembro no hemisfério sul. E a estação mais quente do ano incomoda todo mundo, não é diferente com os animais de estimação. Então, enfrentar o calorão deve ser uma tarefa estendida aos pets, pois eles também precisam de sombra, água fresca e alimentação leve para passar pelos dias de calor sem problemas.

Para imaginarmos o quanto as altas temperaturas atingem os animais, basta vestirmos um casaco de pele no verão. Pois é. Os animais, com todo aquele excesso de pelos, sofrem ainda mais com as altas temperaturas. A boa notícia é que eles também podem aproveitar o verão sem muito sofrimento. Basta você seguir algumas dicas para tornar os dias de seu pet mais refrescantes.

A primeira dica serve para todos os seres vivos: estar hidratado. Sendo assim, oferecer água é essencial, especialmente durante os passeios. Aliás, mesmo em dias mais quentes, é necessário passear com seu cachorro pelo menos uma vez no dia para manter sua saúde. Mas para fazer o passeio com segurança, o ideal é levar uma garrafa de água ou ainda incrementar a dieta de seu amigo com um suco de fruta não adoçado ou uma água de coco.

Refrescar seu animas com um borrifador de água ou usar toalhas molhadas de vez em quando também ajuda e reduzir a temperatura corporal do animal nos momentos mais quentes do dia ou quando perceber que ele está ofegante, arquejando ou salivando em excesso. Nesses casos, pode passar a toalha molhada em volta de seu pescoço, entre os membros traseiros e também nas axilas.

Outra dica que muita gente esquece na hora de passear com o animal de estimação refere-se aos cuidados com a temperatura do chão (asfalto e calçada principalmente). O chão superaquecido pode agredir as patas dos animais e o aconselhável é passear em horários mais frescos do dia ou usar sapatinhos para evitar os danos.

Não menos importante, aparar os pelos do animal também é recomendável durante a época das altas temperaturas. O ideal é manter a pelagem limpa e escovada para que haja espaço para ventilação.