Cão Idoso: Melhor idade do melhor amigo?
5 de agosto de 2020
Saúde Mental
28 de agosto de 2020
Exibir Tudo

O que muda após a castração?

Falar de castração é falar de hormônios e eles alteram sim a condição física e o comportamento do seu cãozinho. Confira o que muda para fêmeas e machos a seguir:

Castração de fêmeas

Para elas a mudança principal envolve a saúde, já que não existe mais o incômodo do período do cio, assim como diminui radicalmente os riscos de desenvolvimento de tumores de útero e ovário, que acontece com frequência em fêmeas.

Se for castrada antes do primeiro cio também diminui muito o risco do aparecimento de tumores nas mamas. Evita o sofrimento da gravidez psicológica e do desenvolvimento de infecções uterinas graves, como a piometra.

Castração de machos

Os machos têm alterações mais aparentes no comportamento, com a redução da produção de testosterona os cães diminuem sua necessidade de demarcação de território com urina, também ficam com menos agressivos com pessoas e outros animais. Deixam também de ter o comportamento de “grudar” nas pernas das pessoas.

Do ponto de vista da saúde, a castração no macho reduz as chances de desenvolver tumores na próstata.

Fale com o seu veterinário.

A castração é assunto sério, sendo responsável por grande parte da qualidade de vida do seu animal de estimação. Procure o seu veterinário e converse sobre o assunto, ele irá esclarecer suas dúvidas e indicará os exames que precisam ser feitos antes da cirurgia, assim como os cuidados antes e pós-operatório.