O que fazer quando seu cão não gosta de visita?

Como escolher a roupa para o seu pet?
28 de maio de 2020
Calopsita solta dentro de casa
30 de junho de 2020
Exibir Tudo

O que fazer quando seu cão não gosta de visita?

Que saia justa, um cão antissocial pode acabar criando situações bem difíceis e constrangidas quando uma visita chega a sua casa. O mais comum é que os tutores menos experientes acabam optando por isolar o bichinho em outro cômodo e até mesmo repreendê-lo de forma incorreta, o que está muito longe da solução.

A Pet Son entende o carinho que você sente pelo seu cão, e que o seu desejo é que ele tenha uma relação amistosa e saudável com suas visitas. Para isso reunimos alguns passos que vão te levar ao seu objetivo.

Por que alguns cachorros são antissociais?

Existem vários fatores que influenciam o comportamento do seu companheiro, nenhum deles é mais importante do que a rotina. Cães que fazem alvoroço e pulam na visita só estão replicando um comportamento que já fazem no dia a dia com o tutor, assim como cães que ficam latindo durante um almoço ou jantar, já se acostumaram com o dono compartilhando a comida.

No caso de agressividade o mais comum é que seu pet não tenha sido socializado da forma correta quando era um filhote. Nestes casos o nosso conselho é procurar um veterinário e um adestrador para analisar mais a fundo o comportamento do seu cão e oferecer o melhor tratamento.

A resposta está na rotina!

Você e seu bichinho são grandes amigos e ficam grudados o tempo todo, estão brincando a todo momento e carinho nunca é demais. Apesar de parecer um sonho, essa rotina agradável pode acabar desandando para uma situação difícil quando chegam as visitas.

Quando recebemos pessoas em casa é normal direcionarmos nossa atenção para elas, afinal, queremos ser ótimos anfitriões. Mas os pets não pensam da mesma forma, eles sentem de imediato a mudança no clima e começaram a competir por atenção, inclusive com malcriações.

Um dia de cada vez.

A essa altura você já ter percebido a importância de estabelecer a mesma rotina para o seu pet, com ou sem a visita em casa. Comportamento se muda com tempo e no caso de você precisar lidar com a situação antes do seu cão estar pronto siga esses passos:

 

  1. Quando a visita chegar, oriente para que ela somente interaja com seu cão quando ele se acalmar;
  2. Depois de passado a emoção da chegada e ele já estiver mais calmo, não o ignore completamente! Tente agir naturalmente, brincando e fazendo carinho de vez em quando;

 

  1. Atenção ao início dos comportamentos indesejados. A melhor forma de lidar com eles é antecipar o momento e ser firme ao dizer não, também é importante levar a atenção dele para outra coisa, como brinquedos.

 

  1. Falando em brinquedos, sempre os tenha por perto para chamar a atenção quando necessário. Uma boa variedade de mordedores, brinquedos recheáveis e até quebra-cabeças são boas uma ótima solução para manter seu amigão entretido.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de orientar a sua visita a ficar calma e agir com tranquilidade, explicando o que o seu pet gosta e o que ele não gosta. Atenção redobrado para crianças, tenha sempre alguém supervisionando a interação entre eles.