Equipamentos eletrônicos no mundo pet
1 de outubro de 2019
Xô, calor! Deixe os seus pets fresquinhos no verão
4 de novembro de 2019
Exibir Tudo

Novembro Azul dos Pets

Seguindo os passos do Outubro Rosa Pet, a campanha destinada aos machos é essencial na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. A incidência, assim como em humanos, é maior conforme a aproximação da velhice, tornando os pets entre 8 e 12 anos, principalmente os de porte grande, as maiores vítimas.

 

É importante prestar atenção nos hábitos do pet para identificar o quanto antes a possibilidade de a doença estar presente. Conhecer os seus principais sintomas e manter uma rotina de visitas veterinárias são iniciativas que irão dificultar o desenvolvimento da doença.

 

Sintomas e tratamento

Há diversos sintomas que ajudam na identificação da doença, como dificuldade para defecar, dificuldade respiratória, incontinência urinária, problemas intestinais e perda de apetite.

 

Se o tumor for maligno, deverá ser retirado e a radioterapia ou a quimioterapia serão indicadas. Em casos de metástases, as chances de sucesso no tratamento são baixas, sendo mais indicadas por garantirem o controle da doença e uma melhor qualidade de vida ao animal.

 

Castração

O câncer nas fêmeas costuma estar relacionado com a produção hormonal, fazendo da castração uma grande aliada, mas nos machos não há um motivo específico para explicar o seu surgimento. Mesmo assim, a castração diminui o desenvolvimento de tumores no local.

 

Nesse caso, o ideal é manter uma rotina de visitas ao veterinário a partir dos 6 anos para a realização de exames preventivos, entre eles o toque retal. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de cura.

 

Rotina de visitas ao veterinário

Embora a incidência da doença seja relativamente baixa, o Novembro Azul Pet busca conscientizar os tutores sobre os riscos da doença em seus animais. A prevenção, tanto em humanos quanto em animais domésticos, é muito importante.

 

Para mais informações, visite o Hospital Veterinário Pet Son, tire todas as suas dúvidas sobre a doença e garanta uma melhor qualidade de vida aos seus pets.