Nesta Páscoa posso oferecer chocolate ao meu Pet?

Conheça a Importância dos Condroprotetores na Saúde de Seu Cão
19 de outubro de 2016
Calopsitas: cuidados essenciais
8 de abril de 2019
Exibir Tudo

Nesta Páscoa posso oferecer chocolate ao meu Pet?

A Páscoa está chegando e com ela muitas delícias com os ovos de chocolate. E tudo o que é bom, é claro, que queremos dividir com nossos filhos de quatro patas, não é? Mas será mesmo que o delicioso chocolate que comemos é bom para eles também?

A reposta é Não! Na verdade o chocolate é um veneno para nossos amigos pets, podendo causar uma grave intoxicação e, dependendo da quantidade ingerida, leva-los a morte. Tudo isso é culpa de uma substância presente no chocolate chamada Teobromina. Para nós humanos é inofensiva, mas para nossos pets é capaz de intoxica-los levando a graves problemas de saúde.

Para se ter uma ideia, um pequeno pedaço de chocolate pode provocar diarreia e vômitos intensos em nosso pet. E quanto maior a porção, pior os sintomas, chegando a leva-los a quadros de tremores, convulsões e até mesmo óbito, pois o organismo dos nossos amigos não é capaz de metaboliza-la.

A teobromina está presente em todos os tipos de chocolates e quanto mais escuro, maior a presença dessa substância, sendo o tipo branco com menor incidência. Dessa forma, todo o cuidado é pouco, não devemos nunca oferecer chocolate aos nossos pets, por mais irresistível que seja aquela carinha pidonha.

Se quiser agrada-los nesta Páscoa, existem outras formas de fazê-lo, sem prejudicar a qualidade de vida dos nossos filhos de quatro patas. Cenouras, petiscos para cães e gatos e até mesmo chocolate próprio para animais são excelentes substitutos. Assim, todos ficarão felizes e a saúde e bem estar dos nossos pets estarão garantidos.