Exercícios para fazer com o pet durante o inverno
30 de agosto de 2019
Outubro Rosa Pet: o câncer de mama entre os pets
1 de outubro de 2019
Exibir Tudo

Alimentação ideal para peixes

Os peixes fascinam pelas cores e movimentos suaves das nadadeiras em um ritmo próprio. Dentro de aquários, ficam alheios ao mundo exterior. A imagem em si oferece uma beleza que reproduz a natureza selvagem, mas para manter todo esse cenário é importante cuidar de algo básico: a alimentação. No caso, uma alimentação balanceada.

 

Assim como todo pet, os peixes e demais vidas aquáticas precisam de uma rotina com ração apropriada para cada espécie e uma frequência adequada. Costuma-se alimentar o peixe de duas a três vezes por dia em porções que todos os animais ali possam comer. Após três minutos, nenhum resto deve ficar suspenso na água. Se acontecer, retire as sobras com uma redinha e diminua a quantidade na próxima vez.

 

Além da ração, pesquisar sobre a alimentação natural que a mesma espécie possui na natureza é eficaz na compra do melhor alimento. Diferenças entre peixes herbívoros, carnívoros e omnívoros (comem animais e vegetais), de água doce ou salgada, impactam diretamente na aceitação das rações e na harmonia do aquário. Saiba antes quais espécies podem conviver juntas para não causar brigas ou transformar um peixe no jantar do outro.

 

Se a ideia é oferecer nutrição viva, para os herbívoros é possível oferecer algas e vegetais aquáticos. Alface e espinafre também podem ser oferecidos desde amolecidos em água potável fervida. Os carnívoros têm preferência por misturas de larvas de mosquito, camarões e vermes. Essa combinação serve igualmente para os omnívoros.

 

Vale lembrar que algumas espécies possuem rações desenvolvidas especialmente para elas, como no caso do peixe Beta.  A dica é pesquisar bem sobre a vida aquática a fim de levar uma melhor qualidade de vida para todos os animais do aquário. Por fim, mantenha a limpeza em dia e se atente na qualidade da alimentação, evitando superalimentação e o acúmulo de alimentos.