Encontre formas de amenizar a solidão do cão

 

Os compromissos do dia a dia absorvem grande parte do tempo, causando uma separação forçada entre tutores e animais que pode afetar a autoestima de ambos, principalmente porque os cães encaram a distância de maneira diferente. Enquanto os donos entendem que é algo temporário e que terminará ao fim do dia, para o animal fica a angustia do reencontro.

 

Encontrar formas de amenizar a solidão do cão durante esse tempo traz maiores chances dele gastar a energia em atividades diferentes, aliviando a ansiedade e impedindo que a depressão seja desenvolvida. Apesar de ser pouco discutida, a depressão pet é real e desencadeia apatia e desânimo excessivos.

 

Adote as dicas abaixo para amenizar a solidão do seu cão e deixá-lo mais confortável quando vocês não estiverem no mesmo ambiente:

 

  • Se tiver a possibilidade, treine-o. Faça saídas curtas de alguns minutos para ele entender que você vai retornar;
  • Deixe sempre brinquedos pet em bom estado para ele se divertir. Quebrado ou sujo não vai ajudar;
  • Não dramatize! Quando sair ou chegar aja naturalmente, assim ele se manterá mais calmo;
  • Se chamar alguém para cuidar do bichinho ao longo do dia, observe se é um bom cuidador e se o seu pet gosta da presença dele;
  • Adotar um pet para fazer companhia pode ser uma alternativa, mas certifique-se que os dois se darão bem mesmo ou se acabará trazendo problemas;
  • Deixe-o com acesso a janelas (com redes de proteção) ou portões para ver a movimentação da rua;
  • O seu cão tem um lugar favorito na casa? Deixe esse espaço com brinquedos diferentes ou que ofereçam desafios para ele se entreter;
  • Passeie sempre que possível com ele para aproveitarem o tempo juntos.

 

Além das dicas, o tutor precisa considerar fatores como o humor, a personalidade e a sociabilidade para personalizar as soluções adequadas para cada tipo de cão. No caso, é uma vida que precisa de atenção e cuidados mesmo quando está longe.

 

Muitas vezes, o animal passa mais tempo em casa do que os outros moradores. Transformar o lar em um ambiente mais agradável para o bichinho trará muitos benefícios para o seu lado emocional, comportamental e de saúde, afastando o tédio, a solidão e a depressão. Não se esqueça: um pet feliz reflete no bem-estar de todos a sua volta.

 

Já conhece o Hospital Veterinário Pet Son? Agende uma visita: (19) 3886-5595.

Abrir bate-papo
Olá como
Podemos ajudá-lo?