Como dar banho em cachorro e cuidados a tomar

Confira 4 dicas de como dar remédio para seu gato
16 de março de 2021
Todos já sabem mas é bom reforçar: ter um pet em casa é bom para as crianças
8 de junho de 2021
Exibir Tudo

Como dar banho em cachorro e cuidados a tomar

Os banhos regulares são essenciais para manter seu pet bem-higienizado, mas sempre terá alguma dúvida como o tipo de shampoo, qual o melhor processo e técnicas a serem utilizadas são alguns cuidados que devem ser levados em conta. O ideal é dar banho de quinze em quinze dias ou sempre que ele estiver sujo.

Primeiro de tudo, deixe shampoo, condicionador, toalha, escova, entre outros, tudo próximo de vocês. Com o animal calmo, comece escovando os pelos – principalmente para os pets que têm pelos mais longos – Escovar o cão antes do banho ajuda a evitar que os fios se embaracem ao serem lavados.

Próximo passo é ter atenção redobrada com os ouvidos. Por isso, limpe a parte externa com uma gaze ou uma toalha úmida com água morna. Também procure utilizar um pedaço de algodão para tampar o ouvido e evitar que a água caia dentro.

Com o animal preso de forma segura e confortável, vá molhando os pelos dele com água morna, aos poucos para que ele se acostume com a sensação da água e se sinta mais à vontade. Você pode começar lavando as patas e, ao mesmo tempo, oferecendo petiscos.

Na hora de passar um shampoo para cachorro, é preciso levar em conta o tamanho do animal e o tipo de pelo para acertar na quantidade adequada. Aplique o produto suavemente, fazendo uma massagem ao longo do corpo dele e esfregando desde a raiz dos pelos para tirar a sujeira. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar, aqui use água morna para enxaguar bem, se certificando de que todo o produto saia. Durante esse processo, é provável que o cão se balance para tirar o excesso de água.

Para secar, use uma toalha para tirar o excesso de água, esfregando-a por todo o corpo do bichinho. Em seguida, utilize um secador para terminar de secá-lo. Para evitar que ele fique estressado com o barulho, faça carinho e dê algum agrado, como um brinquedo ou petisco.