Cão Idoso: Melhor idade do melhor amigo?

Calopsita solta dentro de casa
30 de junho de 2020
O que muda após a castração?
5 de agosto de 2020
Exibir Tudo

Cão Idoso: Melhor idade do melhor amigo?

Todo cãozinho que chega na terceira idade merece muitos mimos e um cuidado especial de seu tutor. Assim como nós, o cão idoso também deve comparecer a visitas ao geriatra, no caso deles, o que cuida de animais.

É fato que a ciência moderna vem ajudando muito os animais a terem uma vida mais longa, preservando um certo nível de qualidade de vida mesmo em idades avançadas. Esse avanço se dá principalmente no campo das vacinas e medicamentos, também na evolução dos tratamentos médicos e no desenvolvimento de alimentos que atendem as necessidades individuais de cada animal.

Mais afinal o que muda na rotina do cachorro idoso?

Que fique claro, para ser considerado idoso o cachorro tem que atender alguns fatores, a idade fisiológica vai depender da raça e do porte do animal, assim como de exames que vão dizer como está o funcionamento do organismo do bichinho.

Definido que a terceira idade chegou, o intervalo entre as consultas de rotina vão diminuir de um ano para seis meses. Nessas consultas, exames de rotina para avaliar coração, rins, boca, olhos e as checagem dos níveis de hormônios são fundamentais.

Fique de olho!

Os maiores problemas da terceira idade canina são cardíacos, ortopédicos, renal e disfunções cognitivas ( muito parecido com Alzheimer). A melhor forma de lidar com eles é a prevenção, fique atento a comportamentos diferentes do seu companheiro, como esquecimento e falta de ânimo, e não exite em informar ao veterinário que o acompanha o ocorrido.

Vivendo uma boa vida.

A terceira idade impõe alguns limites ao seu amigo, mas é fundamental que você continue levando ele para passear, sempre respeitando os limites do animal e em horários mais frescos e calmos. Consulte seu veterinário sobre a melhor ração para ele e principalmente, continue amando muito o seu amigo.